Canal Zero

‘Lazinho com Você’ é atração de final de semana com embalagem moderninha

Totalmente interativo e colaborativo, programa de Lázaro Ramos é a nova atração das tardes de domingo da Rede Globo.

No último dia 10 de dezembro, em uma tarde de domingo, Lázaro Ramos estreou na Rede Globo com seu novo programa, Lazinho Com Você. Com direção artística de Rafael Dragaud, a atração se autointitula “um modelo inovador de cultura colaborativa”.

Coloco a afirmação entre aspas porque o apresentador inaugurou o programa explicando que o voto popular tinha servido até para escolher a cor da sua camisa e que o programa inteiro era construído da mesma maneira. Mas questiono, grande parte da grade televisiva já não é movida pelas vontades do público? A ideia de que o que se desenrola ali é inédito e cheio de frescor não é tão verídica assim. A grande novidade está na maneira como isso é feito.

Em agosto deste ano, foi lançada uma plataforma digital onde o público podia colaborar e interagir com a pauta do programa, mandando letras, músicas, ilustrações, imagens, clipes, memes, depoimentos, etc. O resultado desses materiais foi o que deu a diretriz para as entrevistas, esquetes, viagens, personagens e tudo que compõe a nova atração.

Na essência, Lazinho Com Você parece um Muvuca, programa apresentado por Regina Casé nos anos 90, do século XXI. A principal diferença está justamente no fator colaborativo e virtual. Em entrevista ao jornal Estadão, Dragaud afirma que as pessoas interessantes não estão apenas nas ruas, mas também na internet, e era chegada a hora de se mudar o formato tradicional de se chegar nas histórias.

Programa ‘Lazinho com Você’ é construído de maneira interativa e colaborativa. Foto: Reprodução.

A cada domingo, uma pergunta diferente é lançada, como forma de provocação para atiçar a imaginação dos espectadores. Essa questão norteia o programa todo e é pensada de maneira que as respostas repercutam, gerem conversas e provoquem as pessoas a criar.

Utilizando todos os recursos de interatividade possíveis para fazer o telespectador participar do programa, a nova atração é, na verdade, o bom e velho programa de domingo com uma embalagem moderninha.

Utilizando todos os recursos de interatividade possíveis para fazer o telespectador participar do programa, a nova atração é, na verdade, o bom e velho programa de domingo com uma embalagem moderninha. São histórias de emoção, pessoas comuns compartilhando suas vidas e homenagens a personagens que se destacam por algum motivo.

Mas tem um ponto positivo: o programa não tenta arrancar lágrimas do público a qualquer custo e escapa do assistencialismo apelativo que impera nas demais atrações de final de semana: Lazinho com Você valoriza histórias positivas e as coloca sob um prisma de otimismo e diversão.

Nesta primeira temporada serão apenas cinco episódios e os dois que já foram exibidos podem ser conferidos no site do Gshow.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags

Gabrielle Russi

Gabrielle Russi é formada em jornalismo pela PUCPR, em Cinema Digital pela Cinemateca de Curitiba e atualmente cursa uma pós-graduação em Intermídias Visuais. Trabalhou no setor de Comunicação da Fundação Cultural de Curitiba e na Bienal de Curitiba, desenvolvendo uma profunda paixão por todos os setores culturais. Sempre possuiu um "Guilty Pleasure" em assistir teledramaturgias brasileiras e assumiu esse vício ao escrever a monografia "Jornalismo e Dramaturgia: Representações dos Personagens Jornalistas nas Telenovelas”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close