Central de Cinema

Análises sobre obras cinematográficas em suas várias nuances.

‘As duas Irenes’ aborda as minúcias da adolescência feminina

Fabio Meira, de 37 anos, é o nome por trás de As duas Irenes (2017), filme que levou quatro prêmios no…

Duas grandes atrizes sustentam ‘Entre Irmãs’

Entre Irmãs é um daqueles filmes do qual se sai com um incômodo aperto no peito. Você o assiste disposto a…

Metrô recoloca Curitiba no circuito de festivais de cinema universitário

22 anos atrás, quando o Brasil viveu o início da “retomada’ do cinema nacional, o país contava com apenas três…

Conservador no formato, ‘Lady Gaga Five Feet Two’ nos convence sobre os talentos da cantora

Já na abertura do documentário Lady Gaga Five Feet Two (disponível no catálogo da Netflix), vemos a famosa cantora no cenário…

45 anos de ‘Toda Nudez Será Castigada’: uma reflexão sobre o conservadorismo

Como é comum nas obras de Nelson Rodrigues, há sempre uma crítica nova a ser levada em consideração – quase…

‘Blade Runner 2049’ faz justiça ao original e discute inquietações contemporâneas

A possibilidade de transcendência é o que parece mover K. (Ryan Gosling), personagem em torno do qual ganha corpo a…

Festival Curta 8 chega à sua 13ª edição

De hoje até domingo, a Caixa Cultural Curitiba recebe a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8,…

‘Kingsman: O Círculo Dourado’ não está à altura do original

Em 2015, quando Kingsman: Serviço Secreto chegou aos cinemas, o filme de Matthew Vaughn foi recebido com entusiasmo: tratava-se de…

‘Trabalhar Cansa’: o realismo fantástico de uma classe média exaurida

Não são poucos os filmes que retratam a classe média sob uma perspectiva mais crítica, porém sem falhar em atrair…

Nem Halle Berry salva o fraquíssimo ‘O Sequestro’

Após ganhar o Oscar de melhor atriz por sua estonteante atuação em A Última Ceia, parece cada vez mais difícil…
Close