Central de Cinema

Análises sobre obras cinematográficas em suas várias nuances.

‘Victoria e Abdul: o Confidente da Rainha’ é mais atual do que aparenta

É bem mais interessante refletir sobre Victoria e Abdul: o Confidente da Rainha, simpático e comovente filme histórico em cartaz…

‘A Falecida’: liberdade que nasce da chuva que cai

Uma das cenas mais emblemáticas do cinema brasileiro é, sem dúvida nenhuma, a de Fernanda Montenegro na chuva em A…

A teatralidade superficial de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’

A escritora britânica Agatha Christie (1890-1976) dedicou quase toda a sua extensa obra a criar histórias nas quais pouco ou…

A sincera (des)sincronia entre pai e filha em ‘Construindo Pontes’

A paranaense Heloisa Passos tem uma vasta e consolidada carreira com direção de fotografia: desde Todos os corações do mundo…

‘Histórias de amor que não pertencem a este mundo’ e o lugar da voz feminina

A cineasta italiana Francesca Comencini (de Pianoforte) consegue um feito notável com seu longa-metragem Histórias de amor que não pertencem…

‘Noites paraguayas’: a subalternidade do retirante paraguaio na caótica São Paulo

“Como dizia meu avô: quando alguém é pobre e ignorante, não cabe em nenhum lugar”. A frase é dita por…

‘Não Amarás’ é um filme que nos tira o chão

Há filmes que atropelam a gente e nos deixam sem chão. Não Amarás, do mestre polonês Krzystóf Kieslowski, fez isso…

‘Arábia’ e a degradação do homem pelo trabalho

Não há nada mais poderoso no cinema do que uma narrativa bem construída que expresse uma ideia sem que necessariamente…

Com olhar para o Brasil contemporâneo, FICBIC 2017 começa hoje

Tornando-se cada vez mais tradicional no calendário de eventos cinematográficos de Curitiba, o Festival de Cinema da Bienal Internacional de…

‘O Formidável’ busca humanizar o gênio Jean-Luc Godard

É intrigante que o diretor e roteirista francês Michel Hazanavicius, vencedor do Oscar pelo superestimado O Artista, tenha escolhido o…
Close