Espanto

Monstros, demônios e outros horrores do cinema.

A esquizofrenia pop de ‘A Babá’

O cineasta McG começou a carreira nos videoclipes na década de 1990. Levou o estilo fragmentado e acelerado para o…

Rodrigo Aragão: “Um filme de terror sem sustos é como uma música de rock sem bateria”

No início do ano, uma filial da Rede Record de Mato Grosso do Sul exibiu um vídeo no programa Cidade…

Quase três décadas de ‘Brinquedo Assassino’

O primeiro Brinquedo Assassino (1988) completa 30 anos em 2018. Mesmo que tenha lá seus defeitos, a obra tem uma…

Carlos Primati: “A nobreza do horror é não banalizar a morte”

Quando o jornalista Steve Rose publicou, em julho deste ano, seu polêmico texto sobre pós-horror no jornal The Guardian (leia…

Paulo Biscaia Filho: “Os monstros do horror são representações dos nossos medos e da forma como olhamos para o mundo”

O cineasta paranaense Paulo Biscaia Filho tem muito a comemorar em 2017. Enquanto a Vigor Mortis, sua multimidiática companhia de…

O legado de “A Pata do Macaco”

“A Pata do Macaco” é o conto mais famoso do escritor britânico W. W. Jacobs (1863‐1943), que escreveu sobre humor…

Annabelle e os universos compartilhados do cinema de horror

A primeira cena de Annabelle (2014), de John R. Leonetti, retoma os momentos iniciais da história da boneca demoníaca homônima…

Nova temporada de ‘American Horror Story’ pensa o medo na Era Trump

American Horror Story é um dos programas televisivos que melhor explora as barreiras entre nosso cotidiano e a ficção de…

‘A Cura’ discute mal estar do mundo contemporâneo

A Cura (2017), do diretor Gore Verbinski, foi tratado com uma injusta indiferença pelo público e pela crítica no início…

Os labirintos perigosos da Geração Y

Em 2011, a jornalista Eliane Brum escreveu uma crônica chamada “Meu Filho Você Não Merece Nada”, na qual discutia o…
Close