Vale um Like

Para Claudia Raia e Thalita Rebouças, lugar de adolescente também é no teatro

A atriz e a escritora são responsáveis pelo musical 'Fala Sério, Gente!', que cumpre temporada em São Paulo.

Há um abismo entre a infância e a vida adulta no que diz respeito a opções culturais para os adolescentes. Se o assunto for as artes cênicas, aí a questão fica ainda mais inquietante. Publiquei recentemente no Medium o texto “Dez boas razões para sempre ir ao teatro”, no qual reforço a importância dessa experiência, sobretudo para nossos meninos e meninas, já que a formação de plateia passa pela sensibilidade de inspirar desde cedo novos espectadores.

‘É muito difícil o adolescente ter seu lugar no teatro. E eu acho isso uma crueldade. Em qualquer lugar, nós sempre temos inúmeras peças para as crianças e para os adultos, mas o meio do caminho fica vazio.’

Por conta disso, muito saudável e bem-vinda a parceria entre a atriz Claudia Raia e a escritora Thalita Rebouças para conceber o musical Fala Sério, Gente!, que segue temporada em São Paulo até o dia 11 de novembro. O espetáculo, com roteiro da própria autora, que adiantou a novidade em entrevista recente publicada na coluna “Vale um Like”,  percorre momentos marcantes da série literária homônima (Fala Sério), sucesso entre o público infantojuvenil há mais de uma década. Para alegria dos fãs, diferentes momentos da protagonista Malu foram contemplados pela montagem, que traz para o palco as dores e as delícias de ser adolescente.

Representante ilustre do boom dos musicais no país, Claudia Raia assina a produção do espetáculo. A peça nasceu de uma sugestão inspiradora de Sofia, filha caçula da artista e admiradora dos textos de Thalita Rebouças.

Jarbas Homem de Mello, Claudia Raia e Thalita Rebouças: parceria infantojuvenil
Jarbas Homem de Mello, Claudia Raia e Thalita Rebouças: parceria infantojuvenil. Foto: Reprodução

Com direção de Jarbas Homem de Mello, Fala Sério, Gente! reúne um elenco jovem, formado em concorridas audições: Artur Volpi, Caio Menk, Camila Brandão, Gabriela Camisotti, Giovanna Rangel, Isabela Quadros, Juliana Moulin, Júlia Ritondaro, Rhener Freitas, Robson Lima e Thiago Franzé.

Os 11 atores interpretam, cantam e dançam, além de se revezarem em todos os papéis. A trilha sonora, por sua vez, tem músicas compostas por Thalita Rebouças e o namorado, Daniel Lopes. Elas funcionam como complementos à narrativa, com direito a paródias de grandes sucessos. Tem de tudo um pouco: de Ivete Sangalo a Beyoncé, com direito a um revival dos anos de 1990 com um hit do grupo Spice Girls.

Em entrevista ao site da jornalista Heloisa Tolipan, Thalita Rebouças, que ultrapassou a marca de 2 milhões de exemplares vendidos dos seus livros, lamentou a ausência de produções destinadas ao público infantojuvenil com mais frequência nos teatros. “É muito difícil o adolescente ter seu lugar no teatro. E eu acho isso uma crueldade. Em qualquer lugar, nós sempre temos inúmeras peças para as crianças e para os adultos, mas o meio do caminho fica vazio. Porém, é extremamente importante que a gente estimule esses jovens de hoje porque eles serão a plateia adulta do futuro. Então, com esse espetáculo, eu espero que a gente faça muito sucesso e consiga estimular outros produtores a também produzirem para os adolescentes para que não tenhamos apenas espetáculos esporádicos. Só assim vamos conseguir salvar o teatro de um futuro bem próximo”, falou.

Ainda não há previsão das novas temporadas de Fala Sério, Gente!, que estreou em outubro. Pela excelente repercussão de público e crítica, com certeza essa história está apenas começando…

SERVIÇO | Fala Sério, Gente!

Quando: até o dia 11 de novembro; quinta, sexta e sábado, às 19 horas;
Onde: Teatro das Artes (Shopping Eldorado) | Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo (SP);
Quanto: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia);
Venda de ingressos: www.tudus.com.br;
Informações: (11) 3034-0075.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags
Mostre mais

Cristiano Freitas

Cristiano Luiz Freitas é jornalista, roteirista e produtor cultural com quase 20 anos de experiência em projetos voltados aos públicos infantojuvenil e jovem. Com passagens pela Gazeta do Povo e Grupo RIC, atualmente desenvolve ações em comunicação para o Complexo Pequeno Príncipe. Em seu currículo, constam importantes premiações como o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close