Vale um Like

Dez boas razões para sempre ir ao teatro

Às vésperas de mais uma edição do Festival de Curitiba, vale a pena reforçar a importância das artes cênicas para a formação das crianças e adolescentes.

Fica a dica: de 27 de março a 8 de abril, está programada mais uma edição do Festival de Curitiba. Para quem não tem o hábito de frequentar o teatro, aí está uma oportunidade incrível para vivenciar experiências únicas.

Se o problema é dinheiro, uma boa notícia: a programação terá muitos espetáculos gratuitos, vários deles apresentados em espaços públicos bastante acessíveis da capital paranaense.

Além de ser inspirador, o teatro também pode contribuir e muito com o desenvolvimento de inúmeras potencialidades. Arrisque-se, permita-se.

Como as artes cênicas estão sempre em destaque na coluna “Vale um Like”, preparei uma lista com 10 motivos para você incluir um tempo na sua agenda para essa atividade cultural. Se tiver preconceito ou más experiências anteriores como espectador, dê uma chance para mudar de opinião.

Além de ser inspirador, o teatro também pode contribuir e muito com o desenvolvimento de inúmeras potencialidades. Arrisque-se, permita-se. Fica o convite. Espero encontrá-lo em breve na plateia…

1. É fundamental para a formação das crianças e adolescentes

O teatro é um programa recomendadíssimo para a garotada. Provoca a interação, a reflexão, desperta a curiosidade, traz temas importantes para discussão em casa, na escola e diverte. Estimule, incentive, vale realmente muito a pena.

2. Cada sessão é um momento único

Nunca uma sessão é igual a outra, embora o texto e o elenco sejam os mesmos. A resposta da plateia, o improviso e outras situações fazem de cada apresentação um momento especial e exclusivo.

3. É uma bela experiência sensorial

A peça acontece ali na sua frente, diante dos seus olhos. Você vive aquela história em tempo real, é convidado a fazer parte da narrativa, a sentir as emoções, enfim, é mágico!

4. Te afasta do celular, do computador e faz você sair de casa por algumas horas

Quem não curte uma boa série no Netflix ou em qualquer outro serviço de streaming, não é mesmo? Cá entre nós, por mais sensacional que seja, vale também um pouco de interação real. O teatro une pessoas, desperta emoções e reações diversas. Experimente.

5. Há peças com preços populares e até de graça!

Se a desculpa é custo, é bom rever seus argumentos agora. Tem muitos espetáculos acessíveis, basta ficar atento à agenda cultural da sua cidade. Peças apresentadas em espaços públicos, por exemplo, são sempre uma boa pedida.

6. Aprimora o conhecimento

Uma boa sessão de teatro é sempre um convite a conhecer autores, culturas e visões de mundo muito diversas. Permita-se!

7. Valorização do ator e das equipes

Ir ao teatro também é uma forma de prestigiar o trabalho de grandes atores e profissionais que se dedicam às artes cênicas. É inspirador.

8. O teatro traz os mais diversos assuntos para a berlinda

Além de ser um belo programa de entretenimento, diferentes montagens trazem à reflexão temas e assuntos pertinentes ao cotidiano. É uma possibilidade de ampliar o repertório e desenvolver a criatividade.

9. As inúmeras formas de contar uma história

Uma das grandes vantagens de ir ao teatro diz respeito à forma como uma peça é encenada. Tudo acontece diante da plateia, com recursos muitas vezes otimizados, um belo trabalho de iluminação, som e outros recursos. Observe, avalie, entre no clima.

10. Troque experiências

Ao término da sessão, troque ideias com o elenco e demais integrantes da peça. Compartilhe impressões, experiências. É uma oportunidade imperdível.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags

Cristiano Freitas

Cristiano Luiz Freitas é jornalista, roteirista e produtor cultural com quase 20 anos de experiência em projetos voltados aos públicos infantojuvenil e jovem. Com passagens pela Gazeta do Povo e Grupo RIC, atualmente desenvolve ações em comunicação para o Complexo Pequeno Príncipe. Em seu currículo, constam importantes premiações como o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close