Vale um Like

Um fenômeno chamado One Direction

Com as passagens recentes de Harry Styles e Liam Payne pelo Brasil, relembramos a trajetória de sucesso do One Direction, boyband revelada no reality show musical 'The X Factor'.

Anitta causou furor entre directioners de todas as idades no primeiro fim de semana de junho. Direto do México, a cantora, que arrematou o troféu de hit do ano no MTV Millennial Awards – também chamado de MTV MIAW – com o sucesso “Downtown”, parceria com J. Balvin, cantor, compositor e DJ colombiano de reggaeton, usou as suas redes sociais para antecipar a chegada em solo brasileiro de Liam Payne.

Liam, ao lado de Harry Styles, Niall Horan, Zyan Malik e Louis Tomlinson, conquistou o mundo com o grupo One Direction. Desde a pausa nos trabalhos da banda, em 2016, os fãs aguardam ansiosamente por um possível retorno em conjunto dos meninos aos palcos, já que agora eles se dedicam a projetos solo.

O 1D, idealizado nos bastidores do reality show musical The X Factor do Reino Unido, tornou-se um fenômeno. Com pouco mais de meia década de carreira, o grupo lançou cinco álbuns, emplacou pelo menos 10 hits nas paradas, fez clipes que viralizaram na rede e viajou por todos os cantos do planeta. Os feitos da boyband são realmente grandiosos: cerca de 70 milhões de cópias vendidas dos seus CDs, milhares de produtos licenciados, um longa-metragem para os cinemas, entre outros projetos.

Brasil

Com pouco mais de meia década de carreira, o grupo lançou cinco álbuns, emplacou pelo menos 10 hits nas paradas, fez clipes que viralizaram na rede e viajou por todos os cantos do planeta.

Em 2014, o One Direction chegou ao Brasil embalado pelo êxito do terceiro disco de estúdio, Midnight Memories. Com 3 shows no país (1 no Rio e 2 em São Paulo), o então quinteto foi embora com uma marca histórica: na primeira apresentação em Sampa, no dia 10 de maio daquele ano, no Estádio do Morumbi, os artistas se apresentaram para a sua maior plateia desde o início dos trabalhos – 64 mil pessoas.

Acompanhei esse show e confesso que há muito tempo não via uma celebração tão pulsante, capaz de reunir crianças, adolescentes, pais e até mesmo fãs de outras idades. Sem coreografias mirabolantes e fazendo uso coerente dos recursos técnicos, o 1D tinha uma química impressionante no palco. Era inegável o talento e carisma dos integrantes.

O grupo durante a apresentação em São Paulo (2014): recorde histórico de público. Imagem: Reprodução.

Em 2015, com o anúncio da saída de Zayn, sem dúvida alguma um dos integrantes mais completos e talentosos da formação, a banda sentiu o baque. Como um quarteto, o 1D lançou, no mesmo ano, aquele que viria a ser o último trabalho de inéditas da banda, Made in the A.M., que não teve uma turnê mundial de divulgação. O álbum teve um bom êxito comercial e o single “Drag Me Down” bombou nas paradas e plataformas digitais.

Com o hiato, os integrantes do One Direction seguem em projetos artísticos próprios. Zayn foi o primeiro e alcançou excelente repercussão de público e crítica. Em maio deste ano, Harry Styles passou pelo país com sua turnê solo – detalhe: com ingressos esgotados desde julho de 2017 para as apresentações em Sampa e no Rio.

Liam segue com agenda profissional de divulgação de seu trabalho em Sampa nesta primeira semana de junho e, em julho, Niall Horan retorna para apresentações, no Rio e em São Paulo, da Flicker World Tour. Se é possível uma volta do One Direction? Pela força e carisma dos seus participantes, além do poder midiático e excelente resultado comercial do projeto, é, de fato, uma possibilidade bem real. Com certeza, um sonho almejado por directioners espalhados por todos os continentes…

Relembre os grandes sucessos do One Direction no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags

Cristiano Freitas

Cristiano Luiz Freitas é jornalista, roteirista e produtor cultural com quase 20 anos de experiência em projetos voltados aos públicos infantojuvenil e jovem. Com passagens pela Gazeta do Povo e Grupo RIC, atualmente desenvolve ações em comunicação para o Complexo Pequeno Príncipe. Em seu currículo, constam importantes premiações como o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close