Ponto e Vírgula

Resenhas e críticas de obras e textos literários.

Paulo Henriques Britto e as ‘Formas do nada’

Dentre os autores de poesia contemporânea, talvez um dos melhores seja Paulo Henriques Britto. Uma peculiaridade de seu trabalho é…

Alejandra Pizarnik chega, finalmente, aos leitores brasileiros

Árvore de Diana (Relicário, 2018, tradução Davis Diniz), de Alejandra Pizarnik, é um livro sobre a escrita poética, publicado em…

Jerzy Ficowski e a presença das cinzas e suas ausências

Recentemente publicado pela Editora Âyiné, A leitura das cinzas, de autoria do polonês Jerzy Ficowski (1924-2006) e excelentemente traduzido por…

A arrebatadora trama matemática do grego Apostolos Doxiadis

O universo matemático e seus enigmas tem estimulado grandes escritores a produzir obras que tenham esses problemas peculiares como temas.…

‘O Livro das Vidas’ ou “Se você tiver de morrer, é melhor morrer no Times”

“Se você tiver de morrer, é melhor morrer no Times”. A frase acima, proferida pelo jornalista A.M.Rosenthal, resume a importância…

Vicente Salles e ‘O negro na formação da sociedade paraense’

A presença dos negros na Amazônia brasileira e a política colonial portuguesa deixaram marcas indeléveis na cultura e no modo…

A poesia de Fernando Koproski: uma flor no asfalto

Fernando Koproski é um dos nomes fundamentais da literatura brasileira contemporânea. Com quase um quarto de século de carreira, o…

‘A glória e seu cortejo de horrores’: o desastre de um Rei Lear

Lançado pela editora Companhia das Letras, A glória e seu cortejo de horrores é uma obra escrita pela atriz e escritora…

‘Laços de Família’ ainda é uma experiência perturbadora

Ler Clarice Lispector continua sendo uma experiência perturbadora. Um de seus livros considerados obra-prima pela crítica, Laços de Família (Rocco,…

‘A Ponte dos Três Arcos’, o romance histórico com traços de terror de Ismail Kadaré

Hoje gostaria de tecer alguns comentários sobre a obra A Ponte dos Três Arcos (Objetiva, 1999, tradução de Adalgisa Campos…
Close