Manifesto

Se a cultura é processo em constante evolução e culturalizar implica em voltar os olhos para si, mergulhar para compreender os costumes que guiam nosso comportamento, A Escotilha então é uma proposta de mergulho de forma particular na cultura como a vemos. Nosso intuito aqui é propor uma leitura aos nossos conjuntos de atividades e modos de agir, valores e instruções; inspirar o diálogo sobre o meio no qual vivemos e ao qual nos adaptamos às suas condições de existência. Por meio da reflexão sobre as manifestações artísticas que nos cercam, queremos estimular o debate para que a cultura continue transformando a realidade.

Entendemos que a cultura está em tudo: nos temas debatidos, nos produtos que consumimos e sobre como eles permeiam nossas conversas diárias. Ela está no ar que se respira e a paixão por esta não para de crescer. Nosso grande desafio é encontrar a melhor forma de transmitir o que entendemos, vemos e sentimos, entender como isto se internaliza em nós e conduz nossas leituras sobre o mundo. Para isso, recusamos uma visão redutora; ao contrário, pretendemos refletir acerca dos produtos culturais e sua ligação com nosso cotidiano, compreendendo a diversidade cultural e a respeitando, fugindo desta dicotomia do senso comum de culto ou inculto que tanto gera distorções e preconceitos.

É também uma de nossas missões servir como curadoria de conteúdo, funcionando como um radar que observa aquilo que nos circunda e por vezes se perde na imensidão de informações cotidianas. Desta forma, procuramos nos conectar com nossa regionalidade paranaense, trazendo à luz informações sobre produções locais nos mais variados braços da cultura. Ser uma escotilha, afinal. Com estes objetivos em vista, assumimos o compromisso de oferecer conteúdo confiável que vá além da panfletagem ou da mera divulgação de programação de fim de semana. Nossa missão é promover o diálogo, por meio da aproximação entre leitores e produtores de conteúdo, tornando assim a relação com o jornalismo cultural mais plural, humana e acessível.

 

Equipe “A Escotilha”

Close