Caixa Acústica

Quem são as bandas que vão tocar com o Radiohead no Soundhearts Festival?

Anunciado essa semana, o Soundhearts Festival causou um verdadeiro furor nas redes sociais ao confirmar o tão aguardado retorno do Radiohead para o Brasil, mas vale a pena lembrar que a banda não tocará sozinha.

Depois de uma semana de boatos e piadas nas redes sociais, a tão esperada vinda do Radiohead ao Brasil foi confirmada na página oficial da banda. Ao que parece, os shows da América do Sul integrarão uma turnê do festival, que, além do Brasil, também deve passar por Argentina, Colômbia e Peru. Como da última vez em que tocou em terras brasileiras, o Radiohead traz consigo algumas atrações. São elas:

Aldo, The Band

O nome pode parecer gringo, mas a banda é 100% brasileira. Com um som dançante e leve, que lembra um pouco Friendly Fires, o grupo paulistano ganhou esse nome em homenagem ao tio de André e Murilo Farias, que costumava levar seus sobrinhos para sair à noite em São Paulo e protagonizar aventuras dignas de um filme de sessão da tarde.

Ao fim dos anos 90, o tio Aldo resolveu entrar para a Igreja e se arrependeu de seus pecados, mas seus sobrinhos resolveram imortalizar seu um tanto quanto controverso legado formando a banda e lançando o disco Is Love. Com inúmeros discos e um single recém-lançado, “Unbreakeable”, os rapazes sempre tocaram – ou pelo menos costumavam tocar – em casas noturnas e clubes, para públicos menores.

Flying Lotus

Outra grata surpresa que vem a reboque, Flying Lotus é o nome artístico de Steven Ellison, um multi-instrumentista experimental, produtor, DJ, cineasta e rapper. Com um som que mistura batidas eletrônicas e rap, Ellison já lançou 5 álbuns de estúdio, sempre se superando a cada lançamento. O último data de 2014, You’re dead, e conta com participações como Kendrick Lamar e Snoop Dogg. Flylo, como também é conhecido, vem se firmando como uma das figuras mais interessantes da cena rap/hip-hop ao mesclar elementos eletrônicos e experimentais.

Depois de uma semana de boatos e piadas nas redes sociais, a tão esperada vinda do Radiohead ao Brasil foi confirmada.

Junun

O Junun não é exatamente uma banda, e sim o nome de um projetos mais interessantes no qual se envolveu o guitarrista do Radiohead, Jonny Greenwood, nos últimos tempos. Greenwood se juntou ao músico israelente Shy Ben Tzur e a banda indiana The Rajasthan Express para gravar um disco e fazer um filme, ou vice-versa.

Filmado por Paul Thomas Anderson, Junun foi lançado como filme em 2015 e mostra Greenwood e Ben Tzur ao lado dos músicos indianos ensaiando e gravando, testando bases eletrônicas para as músicas, que inclusive são cantadas em hebraico, hindu e urdu. Com um pé no oriente e um no ocidente, Junun mistura referências e instrumentos inesperados, e o resultado é um som rico e cheio, que consegue dialogar com nossos ouvidos ocidentais através das batidas eletrônicas ao mesmo tempo em que pende pro oriental com sua sonoridade ligeiramente dissonante.

Junun é uma viagem que vale a pena e possível surpresa para aqueles que vão esperando que a grande atração da noite é apenas o Radiohead.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags
Mostre mais

Raphaella Lira

Raphaella Lira nasceu em Niterói (1984). Formada em Letras pela UFRJ, onde também cursou o mestrado e o doutorado em Literatura Comparada. Professora de português e literatura, viciada em música, leitora compulsiva e sommelier de filmes ruins, nunca teve disciplina para manter um blog, mas nunca deixou de escrever.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close